* Por que raios ainda é tão atrativo assistir o Oscar?
Permita brevemente discorrer sobre o que significa pra mim escrever sobre uma premiação como o da Academia, ou o de Cannes, ou simplesmente sobre Mostras pela cidade, blockbusters e filmes independentes. Falar sobre cinema é um modo de canalizar a nossa propria fascinação por uma obra de arte que capta o nosso ser para fora do corpo. Como em uma magia somos levados a encarar sentimentos de outros em tela, sobretudo quando o diretor e atores trabalham tão bem e por isso o apreeço pelos filmes de premiação, pelo constante trabalho exepcional.
Julgar os melhores beira a um trabalho injusto. Premiar um bom trabalho significa ignorar aspectos que os outros podem ter e que o vencedor não possui. Por esse motivo, obras com conotação politica ou social tendem a levar os prêmios principais, mas esse é o intuito do cinema: transmitir uma visão da realidade também. Multiplas visões, capazes de dialogar com um evento e nos fazer ter reflexões sobre. O mais brilhante momento de filmes como o documentário "Os Ultimos Homens em Aleppo", de Feras Fayyad significa nos oferecer uma visão mais acurada e precisa do horrendo conflito na Siria. Ao ser indicado no Oscar desse ano, nos faz observar que o cinema e a realidade tem que estar em sintonia sempre, pois o mundo do cinema deve ser lúdico, mas acima de tudo real.
E nessa realidade temos os filmes principais do prêmio de número 90 da Academia de Artes Cinematográficas dialogando com um mundo cujos temas são o racismo, segregação, ameaça a imprensa, entre outros. Em "A Forma da Agua", de Guillermo Del Toro, o cenário é a imagem de um ser mágico que se vê preso em uma instalação americana do exército. Uma moça muda que trabalha na limpeza do lugar observa o ser anfibio e se apaixona. O amor e todo o trabalho de roteiro nos conduz a um retrato do próprio tempo de Hollywood nos anos dourados do cinema norte-americano. No outro lado temos uma mãe que ainda não recebeu justiça por um crime odioso emperpetrado contra sua própria filha. No espetácular "Três Anuncios para um Crime", o serviço do diretor Martin McDonagh é criar um espaço para grandes atores recriarem dramas passados dentro de uma ficticia cidade chamada Ebbing, no Estado do Missouri. Outro grande destaque recai sobre Dunkirk, do diretor Christopher Nolan, que em uma obra atemporal nos lança em um filme sem afeto ou sentimentalismo sobre os eventos que tomaram conta na praia francesa que dá nome ao filme, onde soldados ingleses e franceses buscavam sobreviver a morte. E claro, o filme de Jordan Peele, "Corra!", que redefine o gênero de filmes de suspense.
Nesse post vou colocar os meus favoritos em todas as categorias dessa premiação de hoje. Diferentemente de outros anos, me propus a ver literalmente os filmes de todas as categorias da premiação da Academia, para ter uma experiência ainda maior sobre os indicados. Como citei acima, vencer um prêmio significa pouco, diante do que está em jogo mas como eu adoro 1 - uma festa; 2- sobre filmes; 3 - com apelo a um glamour que enche sempre os olhos, me encanta participar, sem a pressão de ser um dos cerca de 6.000 votante da premiação, da premiação pela TV, julgando a tudo e a todos. Boa premiação para todos!
A festa será comandada pelo apresentador Jimmy Kimmel mais uma vez. Podemos esperar mais piadas com Matt Damon esse ano. Além de referências a politica americana e sobre o movimento Times Up e os escândalos de assédio.
clique no video abaixo:
Atriz Coadjuvante
Mary J. Blige, Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi
Octavia Spencer, A Forma da Água
Allison Janney, Eu, Tonya
Eu pessoalmente a recordo mais por uma série de TV que ela fez chamada "Masters of Sex", e de filmes como Juno e The Help. Aqui ela assombra. O papel da mãe da patinadora Tonya Harding (Margot Robbie) te faz rir e se assustar ao mesmo tempo, no mesmo momento em que a sua voz e trejeitos levam a personagem para um lugar obscuro.
Laurie Metcalf, Lady Bird: É Hora de Voar
Lesley Manville, Trama Fantasma
Longa-metragem de Animação
O Poderoso Chefinho
The Breadwinner
Viva – A Vida É uma Festa (Lee Unkrich and Darla K. Anderson)
O que a Pixar sempre faz nos seus filmes é criar um mundo completamente diferente do que esperamos estar. Em "Coco" - "Viva - A Vida é uma festa" somos apresentados a um dos mundos mais interessantes de se contar: o da morte, e nele o personagem Miguel tenta encontrar uma saida do mundo dos mortos ao mesmo tempo que deseja ser um músico no mundo dos vivos. Uma bela homenagem a cultura do México.
O Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh
Filme em Língua Estrangeira
Uma Mulher Fantástica (Chile) (Dirigido por Sebastián Lelio)
O cinema chileno anda cada vez melhor. Depois do esplêndido "Gloria", de 2013, o cineasta Sebastián Lelio cria um filme sobre perdas e conquistas. "Una Mujer Fantastica" utiliza do lúdico e de belos dialogos para tratar de preconceitos. Dificil sair do cinema da mesma maneira como entramos depois do final lindo, que propõe uma ode a quem somos.
O Insulto (Líbano)
Loveless: Sem Amor (Russia)
Corpo e Alma (Hungria)
The Square: A Arte da Discórdia (Suécia)
Roteiro Original
Doentes de Amor
Corra! (escrito por Jordan Peele)
PRESENT DAY - INT. MISSY’S OFFICE. NIGHT
Chris nods and cries.
CHRIS
--Found it.
MISSY
(realizing)
You think it was your fault.
Chris nods.
TING TING. TING TING.
MISSY (CONT’D)
I want you to feel that fear
again, Chris.
CHRIS
I don't want to.
MISSY
It's okay. I'm here.
Chris trembles anxiously.
Baixe aqui todo o roteiro de "Get Out" ("Corra!") - DOWNLOAD
Jordan Peele escreve um roteiro que se formos observar a sua própria estrutura, cria uma sequência de momentos aterrorizantes sem nada muito simples de entender. O plot twist aqui faz com que a própria narrativa se adequasse a tudo o que haviamos visto desde o começo do filme. Um belo filme de suspense, com doses de humor, em um filme puramente dramático. Merece vencer pois seria uma categoria que mesmo na ausência de outros prêmio, o filme merece sair com um Oscar para Peele. (Diretor se tornou impossivel).
Lady Bird: É Hora de Voar
Três Anúncios para Um Crime
A Forma da Água
Roteiro Adaptado
Me Chame pelo Seu Nome (escrito por James Ivory. Baseado no livro de André Aciman)
OLIVER listens, now looking at Elio straight in the face.
OLIVER
That voice of wisdom is your most
winning trait. Do you like me that
much, Elio?
ELIO
Do I like you? Do I like you,
Oliver? I worship you.
OLIVER’s face softens. He is touched by Elio’s forthright and
brave avowal.
OLIVER
I’ll go with you but - no speeches.
ELIO
No speeches, not a word
Baixe aqui o roteiro de "Call Me By Your Name" ("Me Chame pelo seu Nome") - DOWNLOAD
O filme retrata as descobertas do amor. Que tipo de amor seria esse? James Ivory já ganhou um Oscar por roteiro adaptado pelo filme "A Room With a View", acredito que seja Uma Janela para o Amor, nos anos oitenta. Aqui temos um filme tão intenso na sua condução que beira a um dos mais belos trabalhos de romance do cinema.
O Artista do Desastre
Logan
A Grande Jogada
Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi
Direção de arte
A Bela e a Fera
Blade Runner 2049
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
A Forma da Água (Paul Denham Austerberry (Production Design); Shane Vieau and Jeffrey A. Melvin (Set Decoration))
Bela recriação de cenários, sobretudo nas cenas na casa da personagem e nos momentos com o ser anfibio.
Direção de Fotografia
Blade Runner 2049 (realizado por Roger Deakins)
Depois de 14 indicações, se o brilhante diretor de fotográfia Roger Deakins não levar o Oscar, podemos todos chamar essa premiação de golpe?
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi
A Forma da Água
Figurino
A Bela e a Fera
O Destino de Uma Nação
Trama Fantasma (criado por Mark Bridges)
Inglaterra. Pós Segunda Guerra Mundial. O trabalho de Mark Bridges novamente em filme de época ("O Artista", "Inherent Vice", entre outros) é de encher os olhos. Em um filme cuja temática se trata justamente do mundo da moda, o estilista da vida real cria grandes figurinos.
A Forma da Água
Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha
Mixagem de Som
Baby Driver - Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk (realizado por Gregg Landaker, Gary A. Rizzo and Mark Weingarten)
O mais incrível de assistir "Dunkirk" em uma sala XD ou IMAX é justamente ser tomado pela sensação de que a equipe por trás da edição e mixagem de som do filme deu um passo a frente não somente nos indicados desse ano, mas no cinema recente.
A Forma da Água
Star Wars: Os Últimos Jedi
Edição de Som
Baby Driver - Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk (realizado por Richard King and Alex Gibson)
Sem dúvida. Deve ganhar, eu espero. Junto com mixagem de som. "Dunkirk" merece ganhar todos prêmios técnicos possivel.
A Forma da Água
Star Wars: Os Últimos Jedi
Trilha Sonora Original
Três Anúncios para Um Crime
Dunkirk (composto por Hans Zimmer)
Hans Zimmer cria uma trilha sonora que consiste em um som que emula os tique-taque de um relógio. Agora pensa ouvir uma trilha sonora como essa assistindo soldados ingleses e franceses sobrevivendo em uma praia cercada por nazistas.Trama Fantasma
A Forma da Água
Star Wars: Os Últimos Jedi
Edição
Baby Driver - Em Ritmo de Fuga
Dunkirk (realizado por Lee Smith)
Em um filme de Christopher Nolan, sua equipe técnica tende a ser a mesma. Aqui em "Dunkirk o trabalho é de Lee Smith. Um dos grandes trabalhos do ano. "Baby Driver", aqui seria um vencedor que ficaria feliz.
Eu, Tonya
A Forma da Água
Três Anúncios para Um Crime
Efeitos Visuais
Blade Runner 2049 (criado por John Nelson, Gerd Nefzer, Paul Lambert and Richard R. Hoover)
Em um sublime mundo criado por uma equipe que leva além o mundo futuristico do primeiro "Blade Runner"
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Kong: A Ilha da Caveira
Star Wars: Os Últimos Jedi
Planeta dos Macacos: A Guerra
Maquiagem e Cabelo
O Destino de Uma Nação (realizado por Kazuhiro Tsuji, David Malinowski and Lucy Sibbick)
Os concorrentes (que são menores aqui do que em outras categorias), são igualmente bons exemplos de um belo trabalho com maquiagem, mas a transformação de Gary Oldman em Winston Churchill será memorável para anos a frente.
Extraordinário
Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha
Canção Original
"Mighty River", Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi (Música e Letras compostas por Mary J. Blige, Raphael Saadiq e Taura Stinson)
Uma canção que fala sobre a união, mesmo que isso doa. Mary J. Blidge (também indicada a melhor atriz coadjuvante), cria um belo retrato do filme e do racismo na América.
Mystery of Love, de Me Chame pelo Seu Nome
Remember Me, de Viva – A Vida É uma Festa
This Is Me, de O Rei do Show
Stand Up for Something, de Marshall
Documentário em longa-metragem
Abacus: Pequeno o Bastante Para Condenar
Visages, Villages (dirigido e realizado por Agnès Varda e JR)
Um filme que merecia ser indicado a Melhor Filme e não a melhor Documentário em longa-metragem. Aqui é barbada. Um dos melhores filmes desse Oscar. Segue a resenha que fiz desse filme. LEIA AQUI.
Ícaro
Últimos Homens em Aleppo
Strong Island
Documentário em curta-metragem
Edith+Eddie
Heaven Is a Traffic Jam on the 405 (dirigido por Frank Stiefel)
Últimos Homens em Aleppo
Strong Island
Documentário em curta-metragem
Edith+Eddie
Heaven Is a Traffic Jam on the 405 (dirigido por Frank Stiefel)
Quem deve levar o Oscar aqui é Heroin(e), mas "Heaven Is a Traffic Jam on the 405" conseguiu me chamar mais atenção que os outros indicados por tratar de forma afetuosa e emocionante a luta de uma notável artista plástica que luta contra doenças mentais. SEGUE O FILME COMPLETO ACIMA.
Heroin(e)
Knife Skills
Traffic Stop
Curta-metragem
DeKalb Elementary (dirigido por Reed Van Dyk)
Confesso que não consegui ficar sem o meu coração batendo forte nesse filme. O filme que tem vinte minutos está para aluguel no serviço Vimeo OnDemand. Baseado em uma história veridica sobre chamada para o 911 nos Estados Unidos que mostra a fragilidade da questão sobre o controle de armas no país.
The Eleven O’Clock
My Nephew Emmett
The Silent Child
Watu Wote/All of Us
Curta-metragem de animação
Dear Basketball
Garden Party
Lou
Negative Space (dirigida por Max Porter e Ru Kuwuhata)
Quem deve ganhar nessa categoria do Oscar não esse filme, "Negative Space", mas o filme da Pixar, "Lou". Se o mundo fosse justo gostaria que essa animação francesa vencesse. Max Porter e Ru Kuwuhata, os criadores do filme contam uma história sobre objetos que carregamos na vida (inclusive em um caixão, um dos ulimos objetos que temos na vida).
Revolting Rhymes
Ator Coadjuvante
Christopher Plummer, Todo o Dinheiro do Mundo
Willem Dafoe, Projeto Flórida
Richard Jenkins, A Forma da Água
Woody Harrelson, Três Anúncios para Um Crime
Sam Rockwell, Três Anúncios para Um Crime
Merece ganhar porque Sam Rockwell é um ator brilhante e ganhou no papel de Jason Dixon um sujeito que age de maneira inconsequente mas se redime e mostra que o ser humano assim como para o pensador Rousseau não nasceu um homem mal, mas o mundo o tornou assim. Ele nos deixa com raiva dele e ao mesmo tempo sentimos toda a sua dor proximo do final de "Três Anuncios para um Crime".
Melhor ator
Daniel Day-Lewis, Trama Fantasma
Daniel Kaluuya, Corra!
Gary Oldman, O Destino de Uma Nação
Gary Oldman, O Destino de Uma Nação
Daniel Day-Lewis é o meu favorito nesse prêmio, pelo seu papel em 'Trama Fantasma", entretanto Gary Oldman nunca venceu um Oscar e o seu papel merece toda a nossa atenção. Sua voz no personagem e os trejeitos de Winston Churchill parecem muito verdadeiros.
Denzel Washington, Roman J. Israel, Esq.
Timothée Chalamet, Me Chame pelo Seu Nome
Melhor Atriz
Frances McDormand, Três Anúncios para Um Crime
Sempre vou lembrar da Frances McDormand do filme que a levou a ganhar o seu primeiro Oscar, por Fargo (filme de 1996 escrito pelos irmãos Coen). Aqui com o diretor inglês Martin McDonagh em "Três Anuncios para um Crime" ela se eleva a um patamar ainda maior. Seu rosto frio de uma mãe que perde a filha e guarda rancor e ódio no coração nos conquista, por demonstrar ao mesmo tempo uma garrafa e busca por alguma justiça, seja ela qual for.
Margot Robbie, Eu, Tonya
Meryl Streep, The Post: A Guerra Secreta
Sally Hawkins, A Forma da Água
Saoirse Ronan, Lady Bird: É Hora de Voar
Melhor Direção
Christopher Nolan, Dunkirk
Greta Gerwig, Lady Bird: É Hora de Voar
Guillermo del Toro, A Forma da Água
Del Toro tem que se juntar aos seus colegas mexicanos Alfonso Cuaron e Alejandro Gonzalez Iñarritu e levar o Oscar de melhor direção pelo seu filme mais ambicioso, o mágico e politico "A Forma da Agua". Sua direção cria um ambiente fácil de entrar uma vez que a tela se acende e emocionante quando a tela se apaga. Uma homenagem ao cinema como Hollywood gosta, mas uma das grandes histórias nunca contadas.
Paul Thomas Anderson, Trama Fantasma
Jordan Peele, Corra!
Melhor Filme
Me Chame pelo Seu Nome
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
Corra!
Lady Bird: É Hora de Voar
Trama Fantasma
The Post: A Guerra Secreta
A Forma da Água
Três Anúncios para Um Crime (Graham Broadbent, Pete Czernin and Martin McDonagh
Me Chame pelo Seu Nome
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
Corra!
Lady Bird: É Hora de Voar
Trama Fantasma
The Post: A Guerra Secreta
A Forma da Água
Três Anúncios para Um Crime (Graham Broadbent, Pete Czernin and Martin McDonagh
Quando sai da sessão de "Três Anuncios para um Crime" ("Three Billboards outside Ebbing, Missouri") exibida no Espaço Itaú na Augusta em janeiro tive a sensação de ter visto um filme sobre provocações. Nós sentados nos assentos fomos os mais provocados por testemunhar um filme que dialoga todo o instante sobre moral, ética. Pensadores viriam esse filme e conseguiria uma análise profunda sobre a condição humana. O diretor Martin McDonagh deixa uma obra-prima que se constroi para o seu final, que não nos entrega respostas do que aconteceu, mas nos faz imaginar o que pode acontecer afinal. Na vida por mais que tentamos ter resultados, as vezes morremos com uma ideia subjetiva de tudo. Muito bem filmado, com um roteiro afiado, esse filme merece muito vencer o prêmio pela Academia hoje.
Meus centavos a mais sobre o filme - LEIA AQUI
"E o Oscar vai para..." Warren Beatty e Faye Dunaway retornam no dia de hoje para anunciar o prêmio de Melhor Filme |